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quinta-feira, 29 de julho de 2010

Intestino em dia,


Constipação Intestinal ou "intestino preso"
O que Você Precisa Saber Para Prevenir e Tratar
O que é Constipação?
A constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, é caracterizada por uma diminuição da frequência das evacuações, associada à dificuldade ao evacuar, pois as fezes estão ressecadas e endurecidas, difíceis de serem eliminadas.
A constipação intestinal é geralmente a consequência do reduzido conteúdo de fezes e permanência prolongada do conteúdo fecal no intestino.
Quais são os principais sintomas da constipação intestinal?
Os sintomas mais importantes são a dor provocada pelo esforço excessivo ao evacuar, às vezes, acompanhada de sangramento e sensação de evacuação "insatisfatória ou incompleta". A principal queixa do paciente constipado é o número reduzido de evacuações. É comum pacientes constipados ficarem uma semana sem evacuar. Eventuamente, pode ocorrer a formação de fecaloma (massa de fezes grande, dura e imóvel, que o paciente não consegue eliminar sozinho).Quais são as consequências da constipação intestinal? Se a constipação intestinal não for tratada adequadamente, a longo prazo, pode evoluir e gerar novas e grandes complicações para o organismo, como descreveremos abaixo:

•Diverticulose: saculações do revestimento interno do intestinl para fora de suas paredes
•Hemorróidas: dilatações tortuosas dos vasos sanguíneos da região anal, que podem sangrar, além de causar dor e prurido (coceira), provocadas por fezes ressecadas e esforço exagerado ao evacuar.
•Fissuras anais: pequenos "cortes" na região anal, provoda por fezes ressecadas e esforço ao evacuar, gerando dor, sangramento e ardência ao evacuar.
•Câncer do intestino: a constipação intestinal também está relacionada aumento da possibilidade de desenvolver câncer do intestino, devido a redução do trânsito intestinal e consequênte aumento na formação e no contato de substâncias cancerígenas encontradas nas fezes com as paredes do intestino grosso, além da alteração da flora intestinal.
Quais são as principais causas de constipação intestinal?
As duas principais causas do aparecimento e agravamento da constipação intestinal são a baixa ingestão de alimentos ricos em fibras e a baixa ingestão de líquidos. Além delas, podemos considerar a idade avançada, gravidez, obesidade, falta de exercícios físicos
e abuso de laxantes. Portanto, ingerir bastante líquido e alimentos ricos em fibras é fundamental para prevenir e tratar a constipação intestinal.



Qual a quantidade de fibra recomendada que devemos ingerir?
Em um adulto é de aproximadamente 0,5g/kg/dia, ou 25 a 30g/dia.
Quais alimentos contém fibras?
Vegetais (legumes, verduras de folha, raízes), Frutas (frescas e secas), leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, fava, soja), cereais integrais (pão, arroz, massas, aveia, lihaça), oleaginosas (noz, avelã, amêndoa), e sementes (gergelim, linhaça e frutas).
Quais alimentos são praticamente isentos de fibras?
Geralmente as proteínas animais (carne, leite, ovos, peixe, queijos), as gorduras (manteiga, óleos em geral, creme de leite), vários tipos de doces e massas com cereais refinados.
As fibras presentes nos alimentos são todas iguais?
As fibras podem ser solúveis e insolúveis. Ambos os tipo estão presentes em quase todos os alimentos que contém fibras, em maior ou menor quantidade. Para o bom funcionamento intestinal, é recomendado a ingestão balanceada de fibras solúveis e insolúveis.
Medicamentos são recomendáveis para suprir as necessidades diárias de fibras?
Sim. Atualmente existem medicamentos compostos de grandes concentrações de fibras 100% vegetais, como por exemplo as fibras originárias da planta Plantago ovata, que contribuem para suprir a carência de fibras da dieta, além de prevenir e tratar de forma natural a constipação intestinal.
Além da constipação intestinal, as fibras podem contribuir de outras formas para saúde?
Sim. Diversos estudos têm demonstrado que além de beneficiarem o tratamento da constipação intestinal, as fibras contribuem também como tratamento auxiliar em outras doenças, como o diabetes tipo 2, hipercolesterolemia (excesso de colesterol no sangue) e em Dietas de Emagrecimento.No tratamento do diabetes tipo 2 e hipercolesterolemia, as fibras auxiliam retardando o esvaziamento dos açúcares do estômago e reduzindo a absorção das gorduras pelo organismo.

Com relação às Dietas de Emagrecimento, as fibras também têm uma função importante, pois se a fibra for ingerida em grande quantidade nas refeições, pode provocar a sensação de saciedade e diminuir o apetite.



Dicas no preparo dos alimentos
Procure preservar e ingerir alimentos com seu maior teor de fibras. Evite picar os vegetais e legumes em pedaços muito pequenos ou finos. Não retire a casca ou semente dos alimentos. Evite liquidificar alimentos com fibras.
Sete dicas de ouro para tratar e prevenir a constipação intestinal
1.Mantenha uma alimentação saudável, rica em fibras: frutas, verduras, legumes e cereais
2.Faça refeições regulares (café da manhã, almoço e jantar) e como devagar, mastigando bem os alimentos.
3.Evite a ingestão em excesso de alimentos constipantes, tais como: massas com farinhas refinadas, batata, chocolate, chá mate e chá preto.
4.Beba líquidos em abundância. Inclua em sua dieta muita água e sucos naturais, na quantidade mínima de 2 litros/dia.
5.Vá ao banheiro sempre que tiver vontade. Deixando para depois, as fezes podem ficar secas e endurecidas, difíceis de serem eliminadas.
6.Evite o uso abusivo de laxantes. Utilize medicamentos apenas com orientação médica.
7.Faça exercícios com regularidade. Come caminhando, pedalando ou nadando, no mínimo 3 x/semana. Aumente o tempo do exercício progressivamente, respeitando o seu condicionamento físico.

Matéria de site médico - Dr.Ricardo Amim da Costa
Endocrinologia e Clínica Médica.

13 comentários:

Su 29/7/10 05:54  

Tem um selinho para si lá no meu blog.
Beijocas

Drica 29/7/10 06:21  

Oi Lú!!!!!
Estou retribuindo o selinho, tem um pra vc no meu blog.

Pasa lá Ok?
Depois vou ler o post enorme q vc escreveu hj....kkkk

bjbj e boa 5ª

Alexandra 29/7/10 07:40  

Obrigada pelas dicas.
Abraços

Taciana 29/7/10 11:59  

Oi amiga!!!!! Primeiro obrigada pelo selinho!! Vou postar no blog hoje a noite!! Mas já estou colocando a data de aniversário!! 26/05/1980!! Sabe, tiva prisão de ventre pela primeira vez nessa viagem que fiz, e é horrível!!!!! Ui!!!!!! As dicas foram ótimas! Bjkas e obrigada pelos comentários sempre carinhosos!!

ELIANE VILELA 29/7/10 12:43  

oie.. vim conhecer seu blog e agradecer a visita... estarei sempre aqui..

ja sofri muito com meu intestino..depois q comecei fazer R.A.. aprendi a me alimentar melhor e hoje dificilmente sofro disso...

Obrigado pelo elogio as meus vasinhos..


vou t linkar e seguir..

bjão

Belíssima 29/7/10 16:44  

boa noite, vi que no seu cardápio vc comeu inhame no almoço, gosto de cozinhá-lo junto com o arroz integral.
Já qto ao intestino mas se não tenho um dia de rainha logo pela manhã, meu humor fica péssimo...
bjs

Taciana 29/7/10 18:03  

Tem selinho pra vc!!!!!!!!!

Giza 30/7/10 15:27  

Oi, amiga!

Obrigada pelo carinho. Amei o selinho como sempre.

O meu niver é 24 de maio de 1977.

Ótimo findi!

Bjus

Lela 30/7/10 16:36  

Passei aqui para conhecer seu Bloge. Um encanto, ja estou seguindo! beijos e sucesso

Cá - Blog Magrinho 30/7/10 17:45  

Oi, vi o link do seu blog no da Drica, gostei e já peguei o selinho da data de aniversário! rsrs
Quando aperto a dieta meu intestino fica uó!
Estou te seguindo!
Bom fds e Bjus

Eli 31/7/10 08:38  

Oi amiga querida! Estou de volta... aos poucos! Menina! Marido em casa muda totalmente a nossa rotina! E o pior é que a previsão é de pelo menos 02 meses!!!
Tá uma loucura! Por ele eu ficaria o dia inteiro sentado ao seu lado no sofá assistindo tv! É sério ele briga comigo quando levanto pra fazer as coisas!!!rs! Ninguem merece!
Dá uma dorzinha no coração de ver o blog assim, meio que abandonado! Mas hoje ele deu uma saidinha com o irmão dele (pois ainda ñ pode dirigir) e eu aproveitei pra correr aqui!
Vou pegar meu selinho do niver!
E tb quero experimentar aquele creminho de milho, os ingredientes são tentadores!
Beeijão.

Catia Sousa 1/8/10 11:08  

Oi Lu, que saudades!
Estava mesmo na correria, mas consegui parar um pouco pra visitar as amigas...rs.
Legal essa matéria do instestino em dia, estou com problemas há 3 semanas e me sinto "estufada" :/
Vou aproveitar as dicas pra ver se melhora.
Obrigada pelo selinho.
beijos,
Ca.

Catia Sousa 1/8/10 13:17  

Lu,
Criei meu primeiro selinho e quero compartilhá-lo com você e demais amigas, passa lá e pega, tá.
Tentei criar os slides para os selinhos, mas ainda não consegui terminar...rsrsrs.
beijos,
Ca.

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